A VOZ DO MORRO MIRACEMA RJ: IPI baixo atinge em cheio setor de usados
MIRACEMA-RJ -
Anuncie aqui! e-mail: avozdomorromiracemarj@gmail.com

segunda-feira, 4 de junho de 2012

IPI baixo atinge em cheio setor de usados

 
Preço de seminovo caiu até 15% e deve recuar mais, reflexo do corte do imposto sobre os carros zero
Assim como ocorreu no final de 2008 e durante 2009, o anúncio da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos novos teve um efeito colateral: as vendas de carros usados despencaram em todo o país. 
Alguns proprietários de lojas de seminovos do Rio de Janeiro, por exemplo, já falam em movimento 50% inferior ao do ano passado.

Resultado: os seminovos, que já desvalorizaram 15% de janeiro a maio deste ano, por conta da desaceleração da economia, da alta inadimplência e das dificuldades em obter financiamento, devem perder ainda mais valor.

Para Ayrton Fontes, economista especializado em varejo automotivo, a previsão é que os preços dos carros usados sofram queda de até 25%, após o corte do IPI, anunciado há duas semanas, que deixou os veículos novos cerca de 10% mais baratos.

Diante do novo cenário, as lojas de usados não estão baixando apenas os preços dos veículos em estoque para fazer capital, mas também estão cortando as avaliações dos usados que entram na troca dos veículos zero quilômetro.

Para quem tiver um carro usado para dar de entrada, o ideal é tentar vender "por fora", para conseguir um valor bem maior, recomendam especialistas.

Crédito e juros altos

Para Fontes, "o problema para o mercado de seminovos vai ser mais grave que em 2008/2009, pois existe a dificuldade adicional para o consumidor conseguir financiamento".

Além disso, o crédito para a compra de usados tem juros mais altos, uma vez que o usado desvalorizado representa garantia menor para o banco.

Enquanto algumas financeiras oferecem taxas de 0,99% ao mês para carros zero, as lojas de seminovos têm taxas entre 1,2% e 1,4%. Diluindo o pagamento com o tempo, um carro zero pode custar o mesmo que um usado.

Lojas estão cortando as avaliações de usados que entram na troca para a compra de carros novos
Fonte: agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários que:
1 - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2 - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3 - Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
5 - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
7 - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
8 - Não faremos correção ortografica.


OBS: Todos os comentários serão moderados.